A radiossonda, é um conjunto de instrumentos e de sensores para medir a temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica, enquanto é elevada na atmosfera até alturas típicas da ordem de 30 Km, por um balão inflado com gás hélio. O deslocamento da sonda é registrado por uma antena GPS que permite a medida da direção e velocidade do vento. Os dados observados, minuto a minuto, são enviados via rádio para a estação receptora no solo que os processa, gera uma mensagem codificada e a envia para o Centro Coletor onde ocorrerá a distribuição global.
Um outro tipo de radiossonda, a rawinsonde, serve também para medir a velocidade e a direção do vento, embora não seja comum, e poucos saibam, radiossondas também podem medir a concentração de ozônio.
Segue as estações de bbservação de altitude ou de radiossonda:
Segue as estações de bbservação de altitude ou de radiossonda:
- Como se faz o lançamento do balão da radiossonda?
Pouco antes de lançar as condições meteorológicas de superfície são medidas.
O balão juntamente com os instrumentos são lançados, cuidados são tomados para que a radiosonda não se envolva com obstáculos no local.
Monitoramento da radiossonda é iniciado imediatamente após o lançamento, as observações visuais são continuas até o rastreamento de radar. Por fim, os dados são gravados automaticamente durante o vôo e, então, processados para a transmissão.
A Estação meteorológica de superfície automática, é composta de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos, que integra os valores observados minuto a minuto e os envia automaticamente a cada hora.
A seguir podemos encontrar as estações de observação de superfície automática da América do Sul:
Estação meteorológica de superfície convencional é composta por vários sensores que registram continuamente os parâmetros meteorológicos que são lidos e adotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.
Abaixo se encontra a localização das estações meteorológicas de observação de superfície convencional no Brasil:
Nenhum comentário:
Postar um comentário