O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi criado em 1909, é um órgão federal e subordinado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que responde pelo registro e tratamento de dados climatológicos e meteorológicos.
As primeiras estações meteorológicas instaladas em Minas Gerais, datam da primeira década do séc. XX quando 15 estações foram distribuídas, dentre os municípios temos a unidade de Belo Horizonte, Diamantina, Juíz de fora, dentre outras. Na década seguinte, outras sete foram instaladas, totalizando uma rede de coleta de dados meteorológicos compostas por vinte e duas estações analógicas monitoradas pelos funcionários diariamente.
Progresso temporal das instalações de estações meteorológicas
manuais instaladas pelo INMET em Minas Gerais, no período de 1910 a 1926.
manuais instaladas pelo INMET em Minas Gerais, no período de 1910 a 1926.
Fonte: INMET,2008
Nos períodos que compreende o ano de 1927 a 1960 os dados registrados em Minas Gerais correspondiam a uma rede de vinte e quatro estações, assim entre 1961 a 1979 mais quinze estações foram instaladas no mesmo estado.
Entre as décadas de 60 e 70 o INMET dispunha de 38 unidade manuais que contribuíram para a montagem da III Normais Climatológicas. Essa rede foi mantida inalterada no Estado de MG ao longo de 23 anos seguintes, sendo que em 2002 foi reiniciado o processo de ampliação já configurada com tecnologia eletrônica que possibilitava maior rigor e menor custo operacional.
Atualmente o INMET vem ampliando sua rede de estações meteorológicas automáticas em todo o País, sendo que três novas já entraram em operação no município de Curvelo, Floresta e Ibirité.
Percebe-se que o INMET dispoõe de aproximadamente 400 estações de superfície, 28 de radiossondas, 309 automáticas.
A unidade de Belo Horizonte compreende o 5º Distrito de Meteorologia, corresponde a central de Minas Gerais onde são coletadas e posteriormente publicadas no site do INMET.
COMO CHEGAR AO INMET